8 formas de como aliviar dor muscular e ficar longe de lesões

Neste post, vamos te mostrar 8 formas de como aliviar dor muscular, além de outras várias dicas para evitar que elas apareçam e estraguem o seu dia.

Confira 8 formas de como aliviar dor muscular e ficar longe de lesões

As dores musculares muitas vezes são, além de sinais de uma pequena lesão ou esforço em excesso no músculo, indícios de problemas mais graves. A exemplo de lesões que exigem a intervenção médica o quanto antes.

1. Fazer alongamentos
Uma vez que as dores musculares se instalam elas devem ter suas formas de alívio feitas brevemente. E uma das melhores maneiras de fazer isso é com os alongamentos. Isso é o que vai garantir a manutenção dos seus músculos de forma rápida.

Esse tipo de alívio à dor muscular flexiona e relaxa os músculos, retirando a tensão típica que as dores causam. Alongar-se de uma a duas vezes ao dia é ideal.

2. Colocar bolsas com gelo
O gelo é um dos “remédios caseiros” mais famosos de como aliviar dor muscular. A água congelada desincha a área que está doendo, seja por distensão, esforço ou até pancadas. Isso ocorre porque quando uma região do corpo dói, ela tende a esquentar e doer ainda mais. E o gelo vai aliviar essa sensação ruim bem rápido.

Mas, esse jeito de aliviar dores musculares deve ser feito com cuidado, pois o gelo pode abaixar a temperatura do corpo. Encostar o pacote de gelo por alguns minutos e fazer breves pausas é a forma correta de dar um alívio às dores.

3. Fazer compressas com bolsa de água quente
Ainda que o Sempre Bem comentou acima que a temperatura quente intensifique a dor, isso não vale para cuidar da tensão crônica dos músculos. Esse quadro acontece quando há estresse contínuo de uma região do corpo, como quando se está muito ansioso ou sedentário.

Logo, ter uma nesses casos é perfeito para cuidar e aliviar as dores. Não é preciso aquecer tanto a água para que a embalagem de silicone possa ficar por várias horas em contato com a região e surtir efeito de tirar as dores.

4. Usar medicamentos
Quando a dor muscular está insuportável, como quando há dores na coluna, no nervo ciático e outros pontos frágeis do corpo, é preciso um trato intenso. Os analgésicos estão entre as primeiras opções para esses quadros.

Essa classe de medicações tira as dores em poucas horas depois do uso oral, porém, assim que o efeito passa, elas tendem a voltar.

Outros que podem ser incluídos no tratamento de dores musculares são os anti-inflamatórios e os . Todos têm uma ação muito parecida, mas cabe ao profissional de saúde receitar o adequado a cada paciente.

5. Receber massagens
Esse método mais tradicional de aliviar as dores musculares consegue manter a saúde e qualidade de vida bem melhores, mesmo convivendo com dores crônicas.

As massagens promovem além do alívio muscular, a maior circulação de sangue pelo corpo. Consequentemente, esse efeito contribui para que as dores diminuam também, pois isso melhora a oxigenação de todo o organismo.

Mas, para que as massagens tenham o seu efeito prolongado, é preciso realizar sessões com frequência. Incluir alongamentos em dias alternados entre cada massagem, também contribui para diminuir as dores musculares.

6. Praticar a suplementação
Como algumas das causas das dores musculares é a fadiga dos músculos depois de exercícios físicos intensos ou atividades que exijam força do corpo, a se inclui no controle desse problema.

Com o corpo “abastecido” com as vitaminas e minerais em boa quantidade, os músculos ficam fortalecidos. Mesmo sem aliar uma rotina de exercícios que irá ajudar na sintetização dos nutrientes, as dores são evitadas.

Especialmente para pessoas de maior idade — acima dos 50 anos —, mulheres e indivíduos com problemas hormonais, a suplementação é muito funcional. O motivo é que nesses três grupos, a queda na produção de alguns pode levar o corpo a enfraquecer. E isso gera mais riscos para a dor muscular aparecer.

7. Realizar a ventosaterapia
A ventosaterapia, ou terapia com ventosas, é um tratamento natural que ajuda a aliviar as dores musculares. E para além disso, ela melhora o desempenho físico, acelera a recuperação de lesões e alivia as dores de cabeça ou a enxaqueca.

Para que a técnica seja realizada, são usadas ventosas, ou copos de silicone ou de vidro, para criar um vácuo e sugar a pele, o que resulta em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no local.

Em média, o tempo de aplicação varia de 3 a 15 minutos. E, deve ser feito no máximo 1 vez por semana para dar tempo do corpo se recuperar.

8. Fazer um tratamento natural com banho quente
Um dos jeitos caseiros e que funcionam para aliviar dores musculares é tomar . Mas, não muito, pois eles também trazem efeitos negativos à pele e aos cabelos.

Tudo o que é preciso fazer é tomar um banho com água quente e deixar a área com as dores ser bem banhada. Usar alguma loção relaxante após o banho e realizar massagens com as próprias mãos em movimentos suaves, também ajuda bastante.

Por fim, repousar o corpo depois desse tratamento é o que vai garantir que os músculos relaxem. Retirando parte do estresse tanto deles quanto da mente.

Confira dicas para evitar as dores musculares e garantir mais saúde
Antes que as dores apareçam nos músculos e tirem a sua qualidade de vida, é preciso se fortalecer. Para isso, há vários métodos simples.

Aprenda a evitar as dores musculares com estas dicas abaixo:

  • aquecimento: alongar-se e fazer movimentos um pouco mais rápidos para esquentar o corpo evita dores e distensões musculares;
  • ir devagar: fazer treinos ou atividades do dia a dia aos poucos, sem “pegar pesado” no início, assim você prepara melhor o corpo para esforços maiores depois;
  • manter os treinos: fazer atividades físicas regulares é um jeito de aliviar dor muscular, porque uma das causas é o , que deixa o corpo fraco;
  • beber muita água: hidratar o corpo é essencial para que os músculos fiquem bem oxigenados e resistentes contra maiores esforços físicos;
  • fazer uma dieta : os nutrientes de um cardápio saudável são ótimos para prevenir dores musculares e garantir muita energia para várias atividades.

Fazer todo esse combinado de como aliviar dor muscular quando e, se ela aparecer, é o que há. Porque com tanto preparo assim, o corpo consegue ganhar muita resistência para suportar desde caminhadas a esforços intensos, além das dores por má postura e tensão nervosa.

Precisa de ajuda para conhecer medicamentos contra a dor muscular? Conheça a Essência Vitta. Aqui, você encontra medicamentos com fórmulas exclusivas. Contamos com profissionais especializados para desenvolver cada medicamento de acordo com a prescrição e suas necessidades.

Sobre a loja

Distribuidora Oficial do Grupo Dokmos, e conta com produtos de qualidade e a melhor relação "Custo X Benefício". A Essência Vittá é representante autorizada de grande marcas e distribuidora credenciada no Estado de São Paulo. Somos pioneiros na introdução do Gel Nocauteador Dokmos na Grande São Paulo e interior de SP. Agora temos tambem o Gel Bloqueador para Massagem, mesmo fabricante do Gel Nocauteador. Na hora de comprar, seja no atacado ou varejo, compre somente de um distribuidor Dokmos Oficial!

Pague com
  • Pix
  • Pagar.me
Selos
  • Site Seguro

DOKMOS SP - DISTRIBUIDOR OFICIAL DOKMOS COSMETICOS (Lucineia N. Rodrigues) - CNPJ: 16.543.909/0001-26 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade